MARTIN LUTHER KING

 

            Como está cada dia mais difícil falar de alguma pessoa que realmente esteja fazendo algo com uma grandeza de espírito tão grande como Martin Luther King. Em verdade, muitas pessoas em nossos dias sequer imaginam que possa ter existido pessoa com tamanha dimensão moral e espiritual! Mas esta pessoa existiu e com certeza é um exemplo de pessoa obstinada e com um firme propósito na vida.

            O que causa espanto, é que o objetivo dele era algo inadmissível para os EUA, quando se poderia imaginar um negro, como chefe supremo das forças americanas (a maior força militar do planeta)? No primeiro conflito militar dos EUA com o Iraque, o general Colin Power era esse chefe. Quem imaginaria um negro na corte suprema americana? Pois existe, enfim, as melhores posições e cargos que haviam nos EUA, ninguém concebia da possibilidade de uma pessoa negra ocupar.

            Mas esse homem que era um Pastor Evangélico em uma cidade muito pequena e sem expressão conseguiu com a sua perseverança e propósito levantar um país para a sua causa.

            Imaginamos que a possibilidade de levar um projeto grandioso adiante só é possível com a participação imediata de uma grande quantidade de pessoas. Luther King nos provou de que basta uma pessoa com bastante perseverança e propósito para levar adiante uma grande causa. Quem sabe você não é essa pessoa!?

            Esta na hora de começarmos a levantar a bandeira de que somos capazes de eliminar esta praga que se tornou uma epidemia em nosso país. E essa praga tem nome e endereço e se chama D R O G A, que é algo tão asqueroso e nojento que já se chama de “droga”. Não podemos e nem devemos nos intimidar com as pessoas que participam deste massacre que se lê todos os dias nas paginas dos jornais. O noticiário voltado para propalar o poder dos traficantes e da corja de pessoas que se nivelaram ao mesmo nível desta gentalha. Lemos nos jornais que existem pessoas de alto poder no Judiciário, no Legislativo e no Executivo que se venderam para esse tipo de serviço. Será que vamos assistir de braços cruzados a nossa juventude e até a nossa infância (pois há crianças de 8 anos envolvidas no trafico) serem corrompidas e massacradas por esse tipo de gente?

            Não está mais do que na hora de tomarmos a nossa posição como sociedade organizada e comprometida com a dignidade e a honra do nosso país?  Não está na hora do braço forte da justiça ser extremamente rigorosa com essa gente? A certeza da impunidade tem se tornado um incentivo à corrupção.

            Por que não começar a se exigir neste país que as pessoas que não provarem rigorosamente a origem de seu patrimônio sejam punidas com o confisco imediato? O que vemos são pessoas que se envolveram com comportamentos bem fora dos padrões e de repente em poucos anos (alguns, em meses) aparecem possuidores de uma quantidade incrível de bens que absolutamente são compatíveis com o salário que recebiam. E neste leque vemos novamente pessoas posicionadas em altos cargos no Legislativo, Judiciário e Executivo.

            Por que não se fala mais em Jader Barbalho? Por que não se vai a fundo na pesquisa de como se fez a remessa ilegal de  30 bilhões de dólares para o Exterior por intermédio da agência do Banco do Estado do Paraná ( Banestado)?

            Luther King foi chamado pelo chefe do FBI de “o homem mais perigoso do país” ; devido a suas iniciativas para derrubar as estruturas que mantinham uma sociedade que igualava boa educação e civilização com o submeter-se e se acomodar na humilhação que os negros passavam naquele país.

            Em 10 de abril de 1964 ao receber o Prêmio Nobel da Paz, ele disse: “Ouso acreditar que povos em todo canto do mundo podem ter três refeições diárias para sustentar seus corpos, educação e cultura para suas mentes, dignidade, igualdade e liberdade para seus espíritos.Acredito que aquilo que os egoístas derrubaram, pessoas altruístas podem reconstruir . . . “

            No mundo egoísta e materialista que vivemos, as pessoas se apegaram a esta fome consumista de ter a cada dia mais bens materiais, para desta forma mostrar para os seus semelhantes de que é “uma pessoa vitoriosa”. O que é ser vitorioso? Será que é ser acomodado, covarde  e medroso? Será que é ter acumulado uma grande quantidade de bens inúteis?

            Não é possível modificar o que esta aí com atitudes simples, não se cura câncer com aspirina. Que tal começarmos por exigir que as pessoas comprovem verdadeiramente a origem de seu patrimônio ? 

            As armas poderosas e de altíssimo calibre usado pelo trafego não são fabricadas no Brasil; maquinas de destruir vidas e produzir dinheiro e terror. O tráfico vem a cada dia aumentando o seu braço de poder praticamente em todos os estados brasileiros, alguns mais alguns menos.

            Hoje estima-se que, só nas favelas do Rio, existam 47.000 armas em poder dos soldados do tráfico, sendo que 30% - cerca de 14.000- são fuzis, metralhadoras e submetralhadoras, material mais que suficiente para abastecer duas brigadas do Exército.

            O Brasil é o maior importador mundial da cocaína produzida na Bolívia e um dos pólos do contrabando de armas fabricadas na China, EUA, Israel, Áustria, Bélgica e outros países.

            O drogado é uma pessoa doente, que precisa ser ajudado a recuperar-se, todavia, sem consumidor de drogas não há fornecedor, não há trafico. Todo essa industria existe porque existem pessoas que consomem.O pó que é cheirado nas altas rodas, como o que é consumido pelos filhos de famílias abastadas de bairros nobres de São Paulo e Rio de Janeiro, ajuda a financiar todo o tráfico de armas, assaltos, assassinatos e crimes de toda espécie.

            Como vimos na reportagem da VEJA, os fatos da violência acelerada e do crime organizado são frutos da omissão e inabilidade dos poderes públicos em todos os níveis.

            O dinheiro tem sido o elemento central dos objetivos de todas as pessoas corruptas e que se vendem ao seu poder. “O problema principal na América Latina é que o Estado não tem controle sobre a população rica. Na América Latina os ricos não tem obrigações com o Estado, eles administram o Estado”  (Noam Chomsky, escritor americano).

            Quando vemos um traficante como Fernandinho Beiramar contratar os serviços de um ex-Desembargador ,ficamos atordoados, não há como entender por que um ex-desembargador  possa se prestar a tal serviço.

            As favelas se transformaram em uma fabrica de bandidos, pois lá o jovem não tem perspectiva nenhuma; mas o tráfico dá dinheiro, status e a possibilidade de ascensão social , que a sociedade nega. Será que o governo não se toca que aí está o X da questão?

            Ou seja, temos que organizar as prioridades desta grande batalha. Primeiramente, conscientizar toda a sociedade da real dimensão do perigo que se apresenta para o país; neste momento em que os traficantes estão desarticulando toda a inteligência que existe nas áreas dos governos. Segundo, vamos tomar conta das crianças pobres das favelas e da periferia, dando o que o trafego lhes dá.Terceiro, mostrar para as pessoas que ninguém poderá mais possuir patrimônio incompatível com suas finanças, e isto para todos, sem exceção. Com certeza com estas três atitudes começaremos a quebrar os elos que fortalecem o poder dos traficantes.

            Não é possível que pessoas tão desprovidas de estudo e qualificações morais possam ter mais força que uma sociedade organizada e com valores morais fortes.

            A revista Time, através de Lance Morrow escreveu: “Não haverá como evitar guerras, fome, miséria, discriminação racial, negação de direitos humanos e nem mesmo mísseis se nossos corações não forem transformados”.

           

 

 

 

 

Paulo Mascarenhas