B R A S I L

 

Hoje, 30 de Junho de 2002, a Nação parou,, todos os olhos se voltaram para a TV.E, é lógico, todos já se prepararam com bastante antecedência para as comemorações.

As vendas de bandeiras do Brasil, que são de todos os tamanhos e feitios se proliferam; em cada esquina há um vendedor, sem falar nos apitos, foguetes e toda a parafernália que possa fazer barulho, mas com um detalhe, todos com as cores do Brasil.

         Nessas circunstancias, me veio uma indagação, será que o nosso Brasil só merece manifestações de orgulho e cidadania, na época das copas de mundo? Será que a única atividade que é capaz de unir o nosso povo é a copa do mundo?

Será que essa terra que é uma Benção para todos nós, que possui um solo em que se plantando tudo dá, que possui água em abundancia, uma terra que não nos maltrata com furacões, vendavais, temperatura adversa e tudo de ruim que existe em outros paises, inclusive os EUA. Será que o nosso país não merece maior carinho e orgulho de todos nós durante todos os dias do ano?! Por que não colocamos a nossa bandeira em destaque durante todo o ano em nossas casas e nos locais de destaque? Por que nos colégios não se canta o hino Nacional antes do inicio de cada dia de aula?

Será que não está na hora de tomarmos posse desse país? Afinal de contas, é aqui que estão as nossas raízes, é aqui que se manifestam as nossas tradições, é aqui que se encontram os nossos irmãos brasileiros  tão sofridos pelo descaso de nossas  “autoridades”, que só se preocupam com os seus próprios interesses. Essa classe dirigente, egoísta e descompromissada do interesse nacional, e que presencia sem qualquer providencia o sofrimento desse povo brasileiro sofredor e aflito.

Para que possamos durante todo o ano demonstrar o quanto nos orgulhamos de nosso País, temos que nos colocar na posição de verdadeiros Brasileiros no sentido real de que seja ser Patriota, o que presenciamos durante as copas do mundo chama-se patriotice. Mas Patriota no verdadeiro sentido é aquela pessoa que realmente luta pelo seu país. E lutar pelo país implica em que sejamos conscientes de que apenas nós como povo e unidos possamos restaurar a nossa dignidade e aí sim, sejamos verdadeiros Patriotas. Nós fazemos o nosso País.

Nós poderemos modificar a historia deste país mas para isso, urge uma postura diferente e objetivos diferentes de que temos tido até aqui.

Não podemos nos portar como se não estivesse acontecendo nada. As grandes comoções sociais ocorridas pelo mundo afora nos ensinaram que o agravamento das finanças estatais foram o estopim para o inicio de grandes modificações em muitos paises, e é lógico , afora os problemas das finanças do estado, a grande quantidade de desempregados e pessoas sub-empregadas fazem o combustível ideal para situações de perigo para a estabilidade social.

Quase 18 % da população de Paris, às vésperas da Revolução Francesa, era constituída de pessoas sem qualquer condição de manter a sua subsistência. O que presenciamos hoje em nosso País? Estamos caminhando para uma situação em que ficará difícil as pessoas se manterem, quanto mais sustentar uma família. O desemprego a cada dia aumenta.

Com um numero cada vez maior de pessoas em extrema pobreza, nascendo em um mundo de pessoas cada vez mais pobres, teremos que tomar a nossa posição de verdadeiros Patriotas.

Para um país que possui uma costa marítima como a nossa, não é lógico que tenhamos a nossa Marinha Mercante sucateada e relegada a segundo plano. Que tenhamos um potencial de Construção Naval dos maiores do mundo, também sendo sucateado. Como podemos explicar tamanho descaso com áreas tão fundamentais para o progresso deste país? O setor de construção que já chegou a dar trabalho para cerca de 40 mil pessoas, quantos emprega hoje?

As nossas Universidades não merecem mais investimentos?

Em resumo, ou nós assumimos a nossa posição em defesa de nosso País, ou nos transformamos em um país de terceira classe, caminhando para um estado semelhante a alguns países da África do norte.

Para que isso não aconteça, temos que nos unir com o mesmo entusiasmo que nos unimos para as comemorações da copa do mundo.

A nossa seleção está de parabéns, pois ao contrario da maioria de nossos políticos eles nos deram grande motivo de orgulho.

A união fará a força necessária para que os poucos mandatários desse país, entendam que adquirimos amadurecimento suficiente para não mais sermos manipulados e tratados como pessoas que não se incomodam que os nossos destinos sejam decididos por esses donos do poder que estão preocupados apenas com os seus próprios interesses.

 

 

 

Paulo Mascarenhas