Transgressão da Lei

A Constituição do Reino  dos Céus encontramos em Êxodo 20 “Os dez mandamentos”.  Única parte em toda a Bíblia que o próprio Deus escreveu com o seu dedo, não ordenou que nenhum profeta os escrevesse.

“Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei” 1João 3.4

A lei que foi abolida, foi a lei cerimonial, não precisamos mais matar ovelhas nem cumprir o cerimonial do templo, pois o supremo sacrifício realizou-se na cruz tornando desnecessário qualquer outro cerimonial.

 “Dando um grande brado, Jesus expirou. O véu do templo rasgou-se em duas partes, de alto a baixo”  Marcos 15.37-38

 O véu que havia no templo marcava a separação de Deus com a humanidade pecadora e com o voluntário sacrifício de Jesus Cristo, tomando sobre si todos nossos pecados, esse símbolo (véu) tornou-se inútil. Jesus assumiu o papel de nosso advogado junto ao Pai.

Não penseis que vim destruir  a lei ou os profetas: não vim para destrui-los, mas para cumpri-los. Em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido . Qualquer que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mateus 5.17-20

Aquele que diz: eu o conheço, e não guardar os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” 1 João 2.4

 “Se guardares os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.” João 15.10

“Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto torna-se culpado de todos.” Tiago 2.10

“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes confirmamos a lei.” Romanos 3.31

Estamos no limiar de acontecimentos apocalípticos. A segunda vinda de Jesus é um dos ensinos mais destacados pelas escrituras, que a mencionam cerca de 2500 vezes. No Novo Testamento há 318 referências a esse grande acontecimento.

Um dos sinais mais poderosos da proximidade da volta de Jesus está em Mateus 24.14 “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo em testemunho a todas as nações. Então virá o fim”

“Por isso, estai vós também apercebidos, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.”  Mateus 24.44

 

Pr. Paulo Mascarenhas