Sobre Verdades Históricas

             Existem personagens históricas que nos fazem ter a convicção de que as revelações da Bíblia realmente se comprovaram através da historia. Um desses personagens históricos dos mais importantes foi o rei Nabucodonosor. A historia nos relata que seu reinado foi o que proporcionou o momento mais glorioso do império babilônico, quando conquistou boa parte da Cilicia,Fenicia, Síria e Judeia. Nabucodonosor era um líder militar com grande potencial de crueldade. Derrotou os Egípcios obtendo a hegemonia no oriente médio.

                Em 598 a.C. conquistou Jerusalém e levou como cativos uma grande quantidade de seus habitantes (2 Reis capitulo 25); no livro de Daniel, capitulo 1, é relatado como Daniel acabou sendo colocado no palácio do rei Nabucodonosor. Na continuidade, pode-se ler que o rei teve um sonho e não havia nenhuma pessoa em todo o reino capaz de interpretar este sonho ( Daniel, capitulo 2).

                Na interpretação dada por Daniel, ao rei Nabucodonosor - confirmada no decorrer da historia das civilizações - a estátua sonhada pelo rei resumia fatos futuros. Vejamos, a estátua que Nabucodonosor sonhou tinha: CABEÇA de OURO (que foi o Império Babilônico de 626a.C. a 539 a.C.); Peito e os braços de PRATA ( Império  Medo-Persa de539 a.C. a 330 a.C.); Ventre e coxa  de  BRONZE ( Império da GRECIA de 331a.C. a 168 a.C.);Pernas de FERRO (Império Romano de 168 a.C. a   476 d.C.); Pés de FERRO e BARRO (Nações da Europa de 476 d.C. até nossos dias).

                O que foi acontecendo com estas civilizações, em futuro distante, Daniel relatou minuciosamente:

Império Babilônico, (representado pela cabeça de ouro no período de Nabucodonosor) seria o mais poderoso e o foi entre 605 a.C. a 539 a.C. No ano 539 a.C. foi conquistado pelo rei persa Ciro. Exatamente como Daniel havia falado em Daniel 2.39 "e, depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu..."  , ou seja, não será tão poderoso quanto o teu.

Medo-Persa de 539 a 331 a.C.  O império babilônico durou 87 anos e o império persa 209 anos ou seja, mais do que o dobro do império babilonico; mas na verdade, o império persa era inferior em sumptuosidade e riqueza, o que fez com que os persas assimilassem a cultura babilônica, exatamente porque os persas de certa forma eram inferiores aos babilônicos, assim entendemos porque  Daniel qualificou a cultura babilônica como ouro e a cultura persa como prata.

Grécia de 331 a 168 a.C. ; Daniel 2.39 " ... e um terceiro reino, de metal, o qual terá domínio sobre toda a terra".  Foi Alexandre, o Grande e seus sucessores. ( Daniel 8.21). Nos relata a  historia que o Império Grego incluía a Macedônia, Grécia , o Império Pesa, ainda o Egito e foi  pelo oriente até a Índia

Roma  de 168 a 476 d.C. ; Daniel 2.40  " e o quarto reino será forte como o ferro esmiúça e quebra tudo, como ferro quebra as coisas, ele esmiuçará e quebrantará".  Destruirá todos os  reinos do mundo de então.Roma  possuía os territórios que eram conquistados pela fúria que implantava pelo seu poderio armado. Roma era o maior e mais poderoso exercito que o mundo de então havia conhecido. Era os EUA da época. Aliás, a proposito, há um filme chamado "Gladiador" que em uma certa cena, o comandante das tropas romanas ao dar a ordem para atacar, diz assim: "abra as portas do inferno", na cena seguinte, vemos todos os armamentos militares sendo acionados para acabar com os oponentes, extremamente inferiores militarmente.

Nações da Europa  476 d.C. até nossos dias. Daniel 2.41-43 " E, quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte de barro de oleiro e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo, haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo. E, com os artelhos eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte e por outra será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro se não mistura com o barro".

O quinto reino, a civilização de nosso dias se encaixa exatamente na descrição acima ( embora não seja o reino que virá), nações fortes como o ferro e nações frágeis e fracas como o barro. Hoje não existe mais o império romano. O que existe em Roma é o Vaticano.

Todas as profecias de Daniel se mostraram verdadeiras, pois todos os acontecimentos históricos comprovaram e se mostraram evidentes pelos eventos registrados, eventos estes que aconteceriam séculos depois de Daniel. Todas as pessoas que pretenderam dominar o mundo, quebraram a cara, Napoleão, Hitler com Benito Mussolini e etc. E os ditadores que em nossos dias estão caindo um atrás do outro. Sem falar nas culturas chamadas de " países em  desenvolvimento" como China, Índia, Brasil etc. Que através de governos corruptos e políticos  desonestos e desclassificados (infelizmente a maioria), que usam as pessoas sem conhecimento e de fácil manipulação, como massa de manobra. Na verdade é uma civilização que se deteriora a cada dia, pois tiraram Deus do altar e colocaram o cifrão. As pessoas valem pelo que possuem de bens e não pelo que são.

Mas na profecia de Daniel ele fala da pedra, em Daniel 2.34 " Estavas vendo isso, quando uma  pedra  foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou".

Em Daniel 2.44  " Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será  jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre".

Em Danielm2.45 " Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o fero, o cobre, o barro , a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disso; e certo, e fiel a sua interpretação".

Na verdade, eu, pessoalmente, acredito na Bíblia, e creio que o quinto reino será iniciado com a segunda volta de Jesus, significando assim, que as pessoas que aceitaram Jesus como único e  suficiente Salvador, serão participantes do quinto reino.

Vemos assim, que todos os fatos que aconteceriam em um futuro bem distante, Daniel acertou com uma precisão milimétrica, evidente que jamais um ser humano teria tal poder, se não lhe  fosse dado por uma autoridade sobrenatural. E, com certeza as previsões que encontramos no Novo Testamento, também acontecerão.

2 Timóteo 3.1-5 "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeição natural, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também destes". Parece que estamos lendo algo que foi escrito nos dias de hoje.

1 Tessalonicenses 4.16-17 " Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado , à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor".

Apocalipse 22.12-13 " Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o alfa e o ômega, o primeiro e o ultimo, o principio e o fim".

No livro de João capitulo 14.6 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim".

Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus, e perdoe a nossa falta de conhecimento.

Pr.Paulo Mascarenhas

 

Retornar.htm