QUEM ME AMA....

 

Disse Jesus: “ QUEM ME AMAR, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA. MEU PAI O AMARÁ, E VIREMOS PARA  ELE E NELE FAREMOS MORADA. QUEM NÃO ME AMA NÃO GUARDA AS MINHAS PALAVRAS...” JOÂO 14.23-24

 

              Certa feita Martinho Lutero disse: “ Quando tentamos impor a Deus o tempo e maneira de ele agir, nós o estamos testando. Estamos, ao mesmo tempo, tentando ver se ele está realmente presente. Agir assim é impor limites a Deus e tentar obrigá-lo  a fazer o que queremos. É simplesmente querer privar Deus de sua divindade. Mas devemos entender que ele é livre – não estando sujeito a limitações de espécie alguma. Ele é que deve nos ditar o lugar, maneira e tempo.”.

              Martinho Lutero, que orava em média duas horas por dia, aconselhava: “ Quanto menos palavras, melhor a oração” . Realmente , duas das mais breves  orações bíblicas: a do coletor de impostos e a do ladrão crucificado, mostraram-se extremamente eficientes. Lutero reagiu contra as orações formais exibicionistas de seu tempo, que tendiam a produzir hipócritas . Orem com o coração, dizia ele, pensem no Deus a quem vocês estão se dirigindo e não em quem possa estar escutando.

            Esta introdução tem como objetivo facilitar nosso entendimento de  que jamais conseguiremos prosseguir com o objetivo de Deus, senão nos moldarmos como uma igreja que tenha por alvo jamais se desviar das  verdades bíblicas. A mensagem não pode mudar, mas os métodos sim.  Em Josué 7.13 o que nos diz o Senhor Deus? : “ ... Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Coisas condenadas há no meio de ti, o Israel. Não poderás suster-se diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do teu meio as coisas condenadas”.

            Todos os nossos métodos nada significam sem a unção de Deus. O Salmo 127.1 nos ensina: “ Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. A igreja não pode ser gerada apenas pelo esforço humano. A quem pertence qualquer igreja genuinamente cristã? O que disse Jesus? : ... e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...” Mateus 16.18'

            Muitos imaginam que um sistema padronizado, eficiente, bem administrado e que tenha um orçamento estabilizado, fará com que se manifeste o sobrenatural, ledo engano, nada de sobrenatural acontece e poucas vidas são genuinamente transformadas sem a presença do Espírito Santo. Talvez algumas pessoas creiam que quanto menor a igreja, mais qualidade ela terá, acredito que esta maneira de raciocinar não é correta, pois se assim fosse, a igreja de maior predicado seria aquela que tivesse menor numero de ovelhas. Muitas igrejas permanecem pequenas porque há pouca qualidade na vida e no ministério dessas igrejas.

            O evangelho tem o poder de atração quando é claramente apresentado, conforme nos ensinou Jesus em João 12.32 “ Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim!”. Jesus atraiu muitas pessoas sem comprometer a verdade. Nunca pregou uma mensagem vazia, as pessoas amavam o que ele falava, menos os sacerdotes que o criticavam por pura inveja., como vemos em Marcos 15.11.

            A maioria das pessoas em nossos dias está aborrecida com o que o mundo oferece. As pessoas estão procurando algo superior a eles mesmos, algo a que valha a pena dedicar uma vida. Existe um axioma muito importante e popular que ensina: “ ... quem produz quantidade é qualidade”. Uma igreja cheia de pessoas genuinamente transformadas atrai muita gente. QUALIDADE ATRAI  QUANTIDADE.

            Por que Deus enviará candidatos a uma igreja que não sabe o que  fazer com eles?  Há que haver ordem e disciplina conforme aprendemos em 1Corintios 14..40  “ Mas faça-se tudo  com decência e ordem”. Numa igreja aonde não haja uma motivação de ordem e disciplina, perde-se a seqüência de um culto abençoado por Deus.

            As igrejas necessitam da verdade para crescer, aliás, em todos  os seguimentos da vida os que pretendem ser  vitoriosos não devem se esquecer desta prioridade.

            Não podemos fazer nada sem Deus, mas Ele não faz nada sem nossa presença.  Deus usa pessoas para alcançar seus objetivos. Toda a criação do universo é obra milagrosa de Deus, mas só o homem entende isso.

“Eu plantei, Apolo regou, mas Deus da o crescimento. Pois nos somos cooperadores de  Deus , vos sois lavouras de Deus e edifício de Deus” 1 Co 3:6,9),  Deus fez a sua parte após Paulo e Apolo fazerem a deles.

            Que Deus nos abençoe

 

Paulo Mascarenhas