MOMENTOS APOCALÍPTICOS

 

 

 

 

O homem de tal maneira se individualizou que esqueceu até de sua sobrevivência, vocês podem me perguntar, de que maneira?

Estamos explorando com uma intensidade tão grande os recursos da terra que acabamos por exauri-la. O homem para viver intensa e prazerosamente faz de tudo para preencher os seus caprichos, nem que para isso tenha que atropelar inclusive a natureza. E lógico, atropelar as pessoas inclusive a família, já é uma rotina em muitos ambientes familiares, mas passar por cima da natureza é algo que implica na sobrevivência da humanidade.

Um amigo me falou que não gostava de previsões tipo Nostradamus, todavia, lembrei a ele de que hoje em certos assuntos, não há como se errar com os recursos da altíssima tecnologia disponível. Em 1994 o supercomputador Cray YMP864 de Bracknell em Londres, com capacidade de analise um milhão de vezes maior que a humana pintou um quadro apocalíptico para logo depois da virada do milênio. E o que estamos vendo? Até o Brasil que nunca havia tido um ciclone passou estes dias por um.

Não podemos esquecer de que o homem é o causador primeiro de todos os desequilíbrios da natureza; o fogo ateado na Amazônia que chamamos de queimadas e que é destinado a incorporar à pecuária novas extensões de terra, tem sido um perigo grandioso, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), o Pará já perdeu (1984) 11% de sua cobertura vegetal, não esqueçam de que estamos em 2004, vinte anos depois, agora é provável que este percentual tenha aumentado significativamente.

 Há um relatório secreto, que foi eliminado ( melhor dizendo, boicotado) pelos órgãos de Defesa norte-americana, mas que foi obtido pelo Observer, que adverte que grandes cidades européias ficarão submergidas pelos mares, enquanto que a Grã-Bretanha terá um clima “siberiano”até 2020, ou seja, daqui a 16 anos.

Grandes secas, fome e tumultos generalizados acontecerão ao redor do mundo, como também conflitos nucleares. Já no próximo ano (2005), enchentes generalizadas causadas por uma elevação no nível dos mares poderiam ser calamitosas para milhões de pessoas. Cidades e países inteiros podem se tornar inabitáveis.

O aquecimento global ameaça a estabilidade do mundo muito mais do que o terrorismo, conforme um estudo do Pentágono. A temperatura media global aumentou 14,2 graus Celsius desde que se começou a fazer medições confiáveis há 130 anos. Os cinco anos mais quentes do século foram registrados na década de 80.

Até 2020, faltas catastróficas de água e de energia irão se tornar cada vez mais difícil de superar, o que causará grandes conflitos ao redor do mundo.

No dia 18 de março de 2004 , sessenta cientistas (incluindo 12 premiados com o Nobel, 11 com a National Medal of Science, três ex-assessores presidenciais de ciência e vários reitores de universidades e presidentes de institutos de pesquisa) endossaram um relatório da organização  liberal União dos Cientistas Engajados (Union of Concerned Scientists – UCS) que acusa Bush de enganar o publico ao distorcer a ciência de acordo com sua vontade política, assim como fez com os relatórios da Cia sobre “armas de destruição de massa”do Iraque.

O problema da água doce é tão grave que o nosso rio amazonas com certeza será um dos principais campos de batalha em um futuro muito próximo.

Tudo leva a crer que a capacidade da terra de sustentar uma população cada vez mais voraz em seus anseios de satisfação e “liberdade” esta ficando a cada dia mais complicado, conforme varias fontes cientificas, nos próximos anos teremos a possibilidade inclusive de conflitos nucleares, que aliás, será uma das formas de posicionar o planeta um certo equilíbrio no sentido de ter menos bocas a sustentar. É lógico que a possibilidade da própria natureza fazer este equilíbrio, com as variadas formas de catástrofes como terremotos, furacões etc. é muito grande.

Tanto os terremotos quanto as erupções vulcânicas submarinas podem provocar os tsunamis- gigantescas ondas de até 50 metros de altura que se deslocam a 720 kilometros por hora, ou seja, 200 metros por segundo. Em 17 de janeiro de 1995 em Kobe no Japão, um terremoto 7,2 graus matou 5400 pessoas. E em Tangsshan na China em 1976 foram 240.000 mortos.

Em março de 1989 um navio chamado Exxon Valdez, colidiu com as  rochas do canal Príncipe William no Alasca derramando 36.000 toneladas de petróleo.O comandante estava fora da ponte de comando embriagado.

Somos excessivamente egoístas no uso dos recursos da natureza, esbanjamos com futilidade bens preciosos, dos quais a água é o maior. Quantos milhares de litros de água são jogados fora com lavação de calçadas e automóveis? Segundo a Associação Brasileira de Engenharia  Sanitária (ABES) em 1988 cada brasileiro consumia 270 litros de água por dia. Cada americano consumia 388 litros/diários.

A maior precisão cientifica do artigo de David Stipp na Fortune tornava-o até mais assustador que o da Observer . Que o mundo está a caminho de virar um inferno em razão das mudanças climáticas, há muito tempo deixou de ser novidade, mas se “há poucos anos tais mudanças pareciam ser sinais de possíveis problemas para nossos filhos e netos, hoje anunciam um cataclismo que pode não esperar, convenientemente, que já tenhamos passado à historia”. (Antonio Luiz M.C.Costa)

Oxalá Deus tenha misericórdia de nossa ignorância e possa abrandar as catástrofes que estão por vir, que infelizmente não serão evitadas porque está previsto na Bíblia que iriam acontecer.Até o presente momento todos os eventos que o livro dos livros previu aconteceu, portanto, independente de que acreditemos ou não os eventos previstos acontecerão.

 

 

 

Paulo Mascarenhas