Í N D I A

A 2º nação mais populosa do mundo

“A Índia não pode ter a esperança de fornecer cuidados médicos básicos para todos seus cidadãos. Apenas 20% da população possui instalação de esgotos e água potável. Basta visitar a cidade santa de Varanasi, no Rio Gânges, para se perceber contra o que os profissionais de saúde têm que lutar. Carcaças de cachorros e de búfalos, flutuam pelo rio, algumas vezes servindo de balsa para os urubus, que se alimentam delas. As vacas sagradas andam a vontade na água, defecando e urinando. E ainda milhares de peregrinos vão até lá todos os dias e tomam seus banhos rituais nas escadarias sagradas: mergulham sete vezes no rio, escovam os dentes e depois, com muita solenidade, engolem a água santa”. [1]

Berço de grandes religiões, sendo a maior o hinduismo, havendo ainda o islamismo, janaismo, siquismo, cristianismo e a fé Bahaí.

Conforme dados estatísticos a Índia com quase um bilhão de habitantes, possui menos de 3% de cristãos. Para surpresa, mais de 18 % do atendimento de saúde daquele país é feito pelos cristãos.

O que pode motivar tantos missionários cristãos a se deslocarem de seus paises para viverem em uma cultura tão diferente, objetivando legarem princípios de educação, higiene e treinamento médico?

Ao lembrarmos de que 18 % de atendimento de saúde daquele país é feito pelos cristãos, recordamos as palavras de Jesus: Mateus 28.19-20 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

Acredito seja esta ordenança de Jesus, a principal motivação, que faz com que uma quantidade grandiosa de pessoas abnegadas e motivadas ande pelo mundo afora dando o testemunho do verdadeiro Evangelho. As “Boas Novas” trazem mudanças neste mundo tão brutalizado pelo materialismo reinante. Sempre lembrando que o significado da palavra Evangelho é este: Boas Novas. O mundo mudou muito. É justificável a divisão da História em Antes e Depois de Cristo! Até hoje, lamentavelmente, há nações vivendo em AC!

T.S.Eliot, um cristão confesso, um dos melhores e mais importantes poetas do século XX, explicava que: “Acreditar no sobrenatural não é simplesmente crer que depois de uma vida bem sucedida, razoavelmente virtuosa neste mundo material a pessoa continuará a existir no melhor substituto possível para este mundo. Nem é acreditar que depois de ter uma vida carente e atrofiada a pessoa será recompensada por todas as coisas que não teve. Crer no sobrenatural é acreditar que ele é a maior das realidades, aqui e agora.

... Tomo como certo que a revelação cristã é a única completa e que esta totalidade reside no fato essencial da Encarnação, em relação à qual toda a revelação cristã deve ser entendida. A divisão entre os que aceitam e os que negam a revelação cristã é, para mim, a separação mais profunda entre os seres humanos”.

A civilização indiana, uma das mais antigas do mundo, após décadas de estagnação econômica vem se desenvolvendo nos últimos quinze anos, mesmo enfrentando altos índices de analfabetismo, desnutrição e pobreza. Entretanto com toda a sua antiguidade como nação, não conseguiu ainda mudar o posicionamento espiritual daquele povo. A maior cidade da Índia, Calcutá, adotou a deusa Kali, que geralmente é retratada com uma guirlanda formada de cabeças ensangüentadas em torno da cintura.

Enfim, como disse Feodor Dostoievsky, o poderoso da literatura do século XIX:

“Se alguém me provasse que Cristo está afastado da verdade... então eu preferiria permanecer com Cristo, longe da verdade”.

Que Deus em sua misericórdia possa acordar aquele povo para a verdade que salva, que tem nome e endereço: EVANGELHO de JESUS. Para conhecer e vivê-lo.

Paulo Mascarenhas

 

[1] Philip Yancey. Perguntas que precisam de respostas.Pg 65.