G L Ú T E N

 

Muitas pessoas tem a curiosidade do que venha ser o glúten, é uma proteína de tamanho grande, contendo duas proteínas menores chamadas gliadina e glutenina.

Onde encontramos? Em cereais como o trigo, centeio, cevada, triticale , amido e malte, conforme nos ensina a nutricionista Maira Barreto Malta, da UNESP.

O glúten é o responsável pela elasticidade das massas e é o que faz o pão crescer. A gliadina e a glutenina aparecem combinadas com o amido no alimento.

“A retirada do glúten da dieta melhora o metabolismo intestinal, pois o glúten é uma proteína de difícil digestão. Forma a redução da produção de substancia inflamatória reduzindo edema e ativando o metabolismo”.Afirma a nutricionista funcional Luciana Harfenist.

Segundo explica a nutricionista funcional Flavia Cyfer, diretora da empresa Nutrindo Ideias Consultoria (RJ), o glúten se diferencia de outras proteínas por ser de difícil digestão. “Como ele não é digerido por completo, restam algumas moléculas no organismo, que não são reconhecidas pelo nosso corpo. Como resposta, são liberados anticorpos, desencadeando uma série de desordens.”

“O glúten esta associado a gastrites, dores de cabeça, hipotireoidismos e dificuldade para engravidar  e ganhar massa magra”. Como ensina Flavia Cyfer. Ele também é capaz de causar lesões no intestino, que diminuem a absorção dos nutrientes.

“O glúten engorda e causa inflamação crônica em diversas partes do seu corpo. A revista médica da Nova Inglaterra (New England Journal of Medicine) listou 55 doenças que estão intimamente relacionadas com o glúten.” Dr. Patrick Rocha. Presidente do Instituto Nacional de estudos da obesidade e Doenças crônicas. INEODOC.  Veja algumas dessas doenças: doença do intestino irritável, osteoporose, anemia, fadiga, enxaquecas, depressão, ansiedade, neuropatias (doenças que lesam os nervos), artrite reumatoide e lúpus, sendo que estas últimas são doenças auto-imunes, ouseja, as células de defesa do seu corpo acabam agindo contra ele próprio e o glúten desencadeia tudo isso.

O Dr.Rocha fala que o glúten pode ser a causa dessas doenças ou piorarem a partir dele, e isso é algo muito sério! Fora que os alimentos que contém glúten engordam e predispõem à diabetes e outras doenças associadas ( pressão alta, triglicerídeos altos, infartos, derrames , etc), além de ser uma barreira para quem quer perder gordura abdominal.

“A ingestão de glúten é a causa da doença celíaca, mas pode ser também as consequências do consumo de glúten” Dr. Lair Ribeiro .Cardiologista e Nutrologo

A celíaca é uma das poucas doenças  autoimunes em que o agente precipitante é conhecido: o glúten.  Dr Drauzio Varella

O glúten não é um nutriente essencial para a saúde e a sua retirada da dieta não causa nenhum prejuízo.

Para cada caso em homem, existem dois ou três outros em mulheres.

Enfim, todos temos a opção do que queremos para a nossa saúde, a escolha é apenas nossa.

Que Deus nos ajude a fazermos a melhor opção.

 

Paulo Mascarenhas

 

Dr.Lair Ribeiro. Cardiologista e Nutrologo

Dr.Drauzio Varella. Oncologista

Dr.Patrick Rocha . Médico .Presidente do INEDOC

Bela Gil. Chef e Nutricionista

Apontamentos , Livros e pesquisa pessoal em Internet